

Diz uma lenda, que um monge (ou um imperador...) chinês, quebrou um espelho. Ao tentar remontá-lo, começou a perceber que as 7 peças (os tans) que ficaram poderiam ser remontadas de infinitas formas, criando inúmeras figuras.
Essa é a essência do Tangram: um quadrado, decomposto em sete figuras geométricas, cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo , com as quais é possível montar-se um número quase infinito de figuras. Em chinês, o Tangram é conhecido como Ch i ch iao tu, ou as "Sete Pecas Inteligentes".
O Tangram não possui uma "solução": são inúmeras as figuras que podem com ele ser formadas, no que, a meu ver, residiria seu grande atrativo.
Na verdade não se sabe qual a verdadeira origem do Tangram. Para alguns, o jogo seria milenar. Outros afirmam que teria pouco mais de 200 anos. Existe uma figura em madeira, mostrando duas senhoras chinesas resolvendo problemas de Tangram, datado de 1780. Existe mesmo uma enciclopédia do Tangram, escrita por uma mulher, na China, há mais de 100 anos, em seis volumes com 1700 problemas de Tangram.
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