Bem vindo ao terceiro som. Aqui voce vai encontrar arquivos, vídeos, programas... Alguns que peguei na net e outros do meu acervo, se encontrar algo que foi voce que postou e não tiver seu nome entre em contato pra mim colocar os devidos créditos. Valeu? Divirta-se.

sábado, 1 de março de 2008

O alienista


Machado de Assis é, sem dúvida, um dos maiores nomes do conto na Literatura Brasileira.
Desde os primórdios de sua vida literária, Machado de Assis demonstrou inclinação para o conto, dada a tendência que sempre revelou para os ingredientes que caracterizam esse gênero: "concisão do pensamento, sutileza de idéias e sobriedade de estilo, que o habilitavam a exercer perfeitamente a engenhosa arte do conto", - afirma Eugênio Gomes (in "Nossos Clássicos", Agir, 1970, vol. 70, p. 7).
O alienista:
Simão Bacamarte, o alienista, nasceu com a paixão da ciência. Filho da Vila de Itaguaí, estudara em Coimbra e Pádua, regressando para cá com fama de maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas.

A ciência era o seu universo. Na medicina, impressionara-o principalmente o recanto psíquico – a patologia cerebral Dominado por um sentimento humanitário, achou ele de construir uma casa para alienados, a qual tomou o nome de Casa Verde. O emprenho máximo de Simão era aprofundar o estudo da loucura até o ponto em que pudesse penetrar a causa do fenômeno e descobrir o remédio universal.

Saiba mais


Download

Nenhum comentário: