
III - O Significado do Ching
Para a China antiga, o nome de algo não era tido somente como um rótulo arbitrariamente atribuído, era considerado a expressão do ser, ou seja, o meio pelo qual o ser se faz ver. A palavra ching significa texto clássico, sendo portanto utilizado para designar todas as obras chinesas de grande importância que tratam da "Razão do Universo" e do "Caminho do Homem". O ideograma Ching é constituído por duas partes. Uma parte significa "fio de seda" e a outra parte significa "caminho". Ora, o caminho feito pelo fio de seda é a Trilha, ou Jing - por isso esta palavra também está relacionada a Ching.
A diferença entre a trilha e a estrada consiste no fato de que, enquanto a estrada tem um trajeto fixo, a trilha é o caminho que está debaixo de nossos pés enquanto caminhamos; a velocidade da caminhada e a distancia não é relevante, já que só o que existe é o caminho que vai sendo feito enquanto andamos. Portanto, qualquer criatura, em qualquer parte do Universo que esteja, realiza seu percurso na sua trilha.
IV - O Significado do I
A etimologia do ideograma I tem sido objeto de inúmeras discussões. Para alguns autores, o ideograma teria sido inspirado no camaleão, significando movimento (devido à agilidade dos lagartos) e mutação (devido ao mimetismo). Para outros autores, o ideograma teria surgido da união entre o ideograma sol na parte superior, com o ideograma lua na parte inferior (sol e lua representariam o Yang e o Yin, as duas forças fundamentais da mutação).
A parte superior do ideograma I significa sol, e a inferior significa lua. O sol e lua (representando dia e noite) simbolizam o antagonismo e a complementariedade do princípio Yin - Yang; por isso entende-se que o "I" sintetiza o conteúdo filosófico essencial do livro. O yin é representado por uma linha partida __ __ e o Yang é representado por uma linha inteira _____ .
Há quatro possibilidades de combinação com essas duas linhas:
- Yang sobre Yang _____
- Yin sobre Yin __ __
- Yang sobre Yin __ __
- Yin sobre Yang _____
Note que essas combinações caracterizam as quatro fases do dia, do mês e do ano, obedecendo desse modo as leis da natureza:
Já para Wilhelm, o significado original do "I" era lagarto, particularmente o camaleão, simbolizando a mutabilidade e a fácil mobilidade (e portanto caracterizando a naturalidade do movimento que é feito sem esforço). Ao simbolismo do camaleão se uniu o simbolismo do estandarte de um comandante, ou um comando concedido pelo "senhor feudal" em recompensa por seus serviços leais. Desse modo, o significado de "I" se tornou poder e transferência de poder. Ora, o comando de alguém superior/inferior se reflete na relação fixa entre o que está acima e o que está abaixo, daí "I" caracterizar a constância do relacionamento correto (como por exemplo a relação entre o sábio e o discípulo). Wilhelm resumiu todas as concepções do significado de "I" da seguinte forma: "O nome "I" tem três significados que são: o fácil, o mutante e o constante". O que isso significa?
Fácil: Na concepção de Wilhelm, o "portal" para a compreensão do I Ching consiste na simplicidade e na facilidade. Essa facilidade se manifesta numa mente simples, humilde e aberta para alcançar a clareza. Ora, o que se vê com clareza se pode realizar.
"Não percebemos o significado deste sistema se desde o princípio procurarmos algo obscuro e misterioso (...) As situações retratadas no Livro das Mutações são os dados primários da vida - aquilo que acontece a todos, todos os dias, e que é simples e fácil de se entender"
"O fácil" também significa que a maneira mais fácil de alcançar o sucesso é invocar a ajuda do poder Criativo, através do qual todas as respostas emergem. Muitas vezes, só obtemos essas respostas num último momento, como se fossem a surpresa do último capítulo de uma peça.
- Mutante: Wilhelm descreve o mutante como o processo dinâmico pelo qual o homem pode expandir suas perspectivas. "Estar no curso deste desenvolvimento é uma premissa da natureza; reconhecê-lo e acompanhá-lo é responsabilidade do livre-arbítrio".
Essa mutação não era concebida como se incidisse sobre os seres, provocando-lhes mutações, pois supor que algo ou alguém muda é supor que algo ou alguém sofre a ação e, portanto, encontra-se fora do processo da mutação. Ora, não há o que ou quem mude porque só há o mudar. A mutação é invariável. Assim, por ser ela mesma imutável, "I" significa mutação e não mutação. "I" também implica em meios de se adaptar às etapas da mutação por meio da simplicidade e da constância e refere-se também à inclinação para o bem que vai adquirindo a pessoa que aprende e vive sua filosofia. Wilhelm descreve "o mutante" como um processo dinâmico pelo qual o homem pode expandir suas perspectivas e compreender o significado da vida. "Estar no curso deste desenvolvimento é uma premissa da natureza; reconhecê-lo e acompanhá-lo é responsabilidade e livre-arbítrio".
Constante: Muito embora a palavra "I" simbolize as leis naturais da mutação, também aponta para viver o processo da mutação com constância. A resistência a vivenciar esse processo dinâmico, erguendo barreiras contra o fluxo da natureza impede que a pessoa expanda suas perspectivas e compreenda o significado da vida, provocando sofrimento.
"Estar no curso desse desenvolvimento é uma premissa da natureza; reconhecê-lo e acompanhá-lo é responsabilidade e livre arbítrio".
O constante remete à idéia de segurança. "A segurança é o conhecimento cristalino da posição correta a se tomar, segurança na certeza de que os acontecimentos estão se desenrolando na direção correta".
A idéia de estabilidade que "o constante" pressupõe não é contrária à mutação, e sim indissoluvelmente interligada a ela. O conceito de imutabilidade é muitas vezes confundido como o de duração ou constância, que seria talvez mais adequadamente expresso pelo de continuidade.
"A duração é uma condição cujo movimento não se exaure com os obstáculos. Não se trata de uma condição de repouso (no sentido de imobilidade), pois a mera estagnação já é um retrocesso. A duração é um movimento de um todo organizado que se renova e se integra, que se processa em harmonia com leis imutáveis."
Download do livro
Existem alguns sites que "jogam" I CHING on-line que o que tá mão agora é esse.